sábado, 2 de janeiro de 2010

O Simbolismo do Arquiteto em Matrix



O filme matrix tem tantos, mas tantos simbolismos em sua trama que é praticamente impossível falar sobre todos eles em um único tópico. Mas queria aproveitar e falar de um personagem e a simbologia que existe em torno dele: o Arquiteto. Quase ninguém se deu conta mas a simbologia que existe nesse personagem e a trama que o envolve é muito complexa. Abaixo segue apenas duas das várias interpretações que o cerca:

O Demiurgo


O Demiurgo é o criador do Mundo inferior (ou material). É considerado o chefe dos Arcontes possuindo sabedoria limitada e imperfeita. Segundo os Gnósticos, esta entidade seria o Deus do Velho Testamento da Bíblia. Este ente tem a arrogância típica dos que se acham onipotentes. Criador de tudo que conhecemos, acha que todos devem curvar-se a sua divindade: "Não terás outros deuses diante de mim" é seu lema.

No mito Gnóstico o Demiurgo foi gerado pelo eon Sophia após sua queda. Ao ser gerado, criou o mundo material com o objetivo de aprisionar e governar as partículas divinas provenientes de sua mãe (Sophia) na matéria. Querendo que as Almas do Mundo sejam livres, Sophia rebela-se contra o Demiurgo, e o verdadeiro Deus Inefável envia aos homens o seu filho mais querido, o eon Christós ou Cristo que desce ao mundo material com o objetivo de transmitir a "Gnosis" (conhecimento) às Almas para que elas tenham consciência de sua parcela divina e partam para o Pleroma libertando-se do jugo do Demiurgo.

Com o objetivo de impedir que isso ocorra, o Demiurgo cria inúmeras ilusões para afastar as Almas de sua legítima parcela divina, de modo que estas estejam presas e sejam escravas do mundo material, tendo que sempre a ele retornar (re-encarnação). Desta forma esta entidade poderá ser o governante desta pequena Esfera de Vida onde reina absoluto. O Demiurgo possui um povo eleito: os judeus. A estes se revelou e os têm como seu povo. Deu-lhes sua Lei (Lei de Moisés ou Torah) para a sua própria maldição: "Olho por olho, dente por dente". Seu dia é sábado. Possui vários nomes: Samael (deus cego), YALDALBAOTH (criança do Caos), Saclas, IHWH, Javé, Saturno , Cronos, etc. Sua consorte é o demônio feminino NEBRUEL que ao se acasalar com ele dá origem a 12 eons. No Evangelho Apócrifo de João o demiurgo YALDABAOTH tem a aparência de uma cobra com rosto de leão e seus olhos são como relâmpagos faiscantes.

Mara


No Budismo que teve seu começo no sexto século A.C. , o Ser Maligno é mostrado antes de mais nada, como tentador.
Segundo alguns dos textos que narram episódios da vida de Buda, Mara o grande tentador, teria aparecido a ele no céu e tentado evitar que ele renunciasse à vida mundana e de se tornar um andarilho. As palavras de Mara não tiveram efeito algum, mas a história acrescenta que, do mesmo modo que uma sombra segue o corpo, ele também, a partir daquele dia, sempre seguiu o Abençoado, fazendo tudo que era possível para lançar obstáculos em seu caminho na busca da condição da perfeição.
Mara também é chamado de Varsavati, "aquele que satisfaz os desejos" . Porque o desejo ou a sede pelo prazer, pelo poder e até mesmo pela existência terrena, vincula os seres humanos à roda da vida que gira eternamente (princípio da reencarnação), impedindo a liberação do verdadeiro ser, ou Nirvana.

A Roda da Vida (ou Samsara) é a eterna morte e reencarnação a que todas as pessoas não iluminadas estão sugeitas a sofrer. Em Matrix Reload, assim que Neo encontra o Arquiteto, este revela ao escolhido que aquele mesma situação já estava acontecendo pela sexta vez além de tentar manipular os desejos de Neo para fazer o ciclo se repetisse mais uma vez.

Nenhum comentário: