sábado, 26 de junho de 2010

Depressão tropical é registrada no mar do Caribe

É a primeira registrada no Atlântico após início da temporada de furacões.
Ventos podem levá-la até a região afetada pela mancha de óleo.

25/06/2010 19h28 - Atualizado em 25/06/2010 20h27
Da Reuters

A primeira depressão tropical ocorrida durante a temporada 2010 de furacões no Oceano Atlântico foi registrada nesta sexta-feira (25) ao oeste do Mar do Caribe. A informação foi divulgada pelo U.S. National Hurricane Center, agência nacional americana responsável pelo monitoramento de furacões.

A depressão tropical é um ciclone no qual os ventos de sustentação da superfície são entre 37 a 63 km/h, e geralmente não tem "olho". O fenômeno se forma quando um grupo de tempestades se encontra por um longo período de tempo.
 
Ciclone pode prejudicar trabalhos para conter mancha de óleo que se espalha no Golfo do México. (Foto: AP)
 
A depressão tem ventos de 56 km/h e está em direção oeste-noroeste, em uma trajetória que pode incluir a região da Península de Yucatan, onde funcionários da petrolífera britânica BP tentam, há meses, conter uma gigantesca quantidade de óleo que se dispersou no mar após um acidente envolvendo uma plataforma sob seu controle.

O governo mexicano emitiu um alerta de tempestade tropical para a costa leste da península, que vai de Chetumal até Cancún, mais ao norte.

Pacífico
Os estados mexicanos de Michoacán (ao oeste), Guerrero (sul) e Oaxaca (sudeste) estão em alerta preventivo em razão das fortes chuvas provocadas pelo furacão Derby, que avança pelo Oceano Pacífico como ciclone de categoría 3, a 400 km da costa.

Derby alcançou a categoria 3 na escala Saffir-Simpson (de nível máximo 5), com ventos de até 185 km/h, e avança em direção oeste-noroeste a 11 km/h. 


 

 

Nenhum comentário: