quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Explosão atinge plataforma de petróleo no golfo do México e deixa um ferido

02/09/2010 - 12h51

Explosão atinge plataforma de petróleo no golfo do México e deixa um ferido


DE SÃO PAULO
Atualizado às 13h09.
Uma explosão atingiu nesta quinta-feira uma plataforma de petróleo da companhia Mariner Energy no golfo do México, informou a imprensa local. A Guarda Costeira já foi ao local para controlar o incêndio e diz que, segundo informações preliminares, uma pessoa está ferida.

A agência de notícias Associated Press relata que a plataforma não estava produzindo no momento do acidente, o que significaria baixo ou nenhum risco de vazamento.

O oficial da Guarda Casey Ranel disse que a explosão foi relatada por uma companhia de helicópteros às 9h30 no horário local desta quinta-feira. Sete helicópteros, dois aviões e quatro barcos foram enviados ao local da plataforma, cerca de 130 km ao sul da Baía de Vermilion, ao longo da costa de Louisiana. Ranel disse que ainda não há detalhes sobre o que causou a explosão.

A Guarda Costeira informou que todas as 13 pessoas a bordo da plataforma ficaram na água. Segundo o oficial Bill Colclough, o funcionário ferido na explosão da plataforma Vermilion 380 foi levado ao hospital, mas não há detalhes sobre seu estado de saúde.
O canal de TV americano WDSU diz que uma pessoa está desaparecida.

Segundo o jornal Bloomberg, as ações da Mariner caíram 4,9%, ou US$ 1,15 até as 11h32 na bolsa de Nova York. Não se sabe ainda se a queda já é resultado da explosão.

O golfo do México foi cenário recentemente do maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos quando uma explosão atingiu, em 20 de abril, uma plataforma operada pela britânica British Petrolium. Onze funcionários morreram e cerca de 780 milhões de litros de petróleo vazaram no golfo.

Nenhum comentário: