domingo, 28 de fevereiro de 2010

Avião da FAB resgata 12 brasileiros do Chile 28/02 - 12:04 , atualizada às 12:18 28/02 - Fred Raposo, iG Brasília

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na madrugada deste domingo, em Brasília, trazendo 12 brasileiros do Chile. Um tremor de 8,8 graus na escala Richter atingiu o país no sábado afetando cerca de 2 milhões de pessoas e deixando pelo menos 300 mortos.



A aeronave VC-99 B Legacy é a mesma que na tarde de sábado decolou do Brasil rumo à capital Santiago levando duas autoridades chilenas: o ministro da Justiça, Jorge Toledo, e o procurador-geral, Chahuán Sabas.
De acordo com a FAB, o Legacy foi o primeiro avião estrangeiro a pousar no pátio militar de Santiago após o terremoto que devastou o país. O órgão relata que a pista e o controle de tráfego aéreo do aeroporto estão "em perfeitas condições operacionais".
Segundo os pilotos da FAB, o abalo afetou apenas a infraestrutura da parte comercial - como as áreas de embarque e desembarque - do aeroporto.
 
O avião chegou às 5h15 no Brasil, com nove civis e três militares. O translado foi solicitado pela embaixada brasileira. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informa que cerca de cem pessoas já procuraram assistência na embaixada em Santiago - que chegou a sofrer abalos, segundo o MRE, mas que ontem mesmo voltou a funcionar normalmente.
 
Entre os resgatados está a estudante brasileira Rafaela Link, que morava há dois meses em Santiago e disse que estava em um bar karaokê quando o terremoto aconteceu. "Foi pânico total, uma sensação horrível", disse. "Parecia que tudo ia cair. Vi a morte bem de perto”, relatou Rafaela à FAB. “Quando o avião pousou, eu chorei. Fiquei muito emocionada por estar de volta”. 
 
Amiga de Rafaela, a turista Alexia Moecke lembra que estava dormindo quando sentiu o hotel em que estava hospedada tremer. Ao chegar no Brasil, desabafou: “uma maravilha. Estou em casa”.
Já o coronel Celestino Todesco, da Aeronáutica no Chile, estava no nono andar de um prédio de 12 pavimentos quando o tremor teve início. "Às 3h34 começou a tremer tudo. A sensação era como se estivéssemos sendo colocados em um liquidificador", relatou.
A FAB afirma que possui aeronaves - desde aviões de pequeno porte até Boiengs e Hercules - à disposição, caso o resgate de brasileiros seja solicitado pelo Ministério da Defesa. No terremoto que atingiu o Haiti, no início do ano, o órgão afirma que foram usadas até 11 aeronaves.

Nenhum comentário: